Além de ser uma peça decorativa, o sofá também é o móvel querido pelo conforto e os momentos de relaxamento que nos oferece. Não podemos deixar de falar também que o sofá é um item que não trocamos com frequência e, por isso, é preciso mantê-lo sempre conservado para prolongar sua vida útil. A lavagem do sofá não é complicada nem exige muito tempo. Tudo depende do material de que ele é feito, pois vai demandar produtos e cuidados específicos.
Por que é importante lavar o sofá?
Vamos começar explicando porque é importante fazer a lavagem de sofá a seco, mais profunda, e também porque devemos incluir uma limpeza mais superficial na rotina de faxina. O primeiro motivo é relacionado ao aspecto geral do móvel: ter um sofá manchado faz com que todo o ambiente pareça estar sujo e descuidado.
Além disso, o estofado – independentemente do tecido que é fabricado – tende a acumular poeira, bactérias, ácaros e fungos. Esses microrganismos são nocivos à saúde e podem causar problemas respiratórios e alergias.
Fazer a lavagem periódica pode ser sinônimo de economia. Se você não faz uma manutenção periódica com a limpeza, o sofá pode adquirir manchas permanentes, que requerem uma limpeza muito mais vigorosa, que pode acabar danificando o tecido.