Por mais cuidadoso que você e sua família sejam, o seu sofá irá acumular sujidades com o passar do tempo. Na maioria das vezes, são as sujidades mais visíveis que levam as pessoas a limparem seus sofás, no entanto, acumulo de ácaros e fungos, assim como partículas de sujeiras menores, também demandam a atenção.
Desse modo, por mais que você não esteja vendo as sujidades do seu sofá, é preciso realizar limpezas periódicas para prevenir a proliferação de micro-organismos indesejados e, claro, para ter um sofá limpinho e sem mau cheiro.
Neste artigo, nosso foco é a limpeza de sofás de tecido. Siga a leitura e veja como limpar sofás desse tipo!
Como limpar sofá de tecido – Passo a passo
Para garantir melhores resultados, a limpeza do sofá de tecido deve ser feita a semi seco. A limpeza apenas com água não dá conta de higienizar as camadas internas do sofá, nem de eliminar os micro-organismos. Além disso, o uso excessivo de água pode prejudicar o tecido, gerando manchas e olores a umidade.
Na WR Clean, temos um método eficiente de limpeza de sofás de tecido. O passo a passo para esse procedimento é:
– Preparação do sofá e da área onde ele se encontra (caso a limpeza for feita a domicílio);
– Inspeção para ver o grau de sujidade;
– Aspiração nas fases 1 e 2, para a retirada de partículas maiores e menores;
– Remoção da sujeira;
– Lavagem a semi seco ou a seco;
– Aplicação de produtos higienizantes;
– Extração por sucção com máquina extratora.
Todas essas etapas garantem uma limpeza total do sofá de tecido, eliminando todo tipo de micro-organismos, odores e sujidades.
Vale a pena usar métodos caseiros para a limpeza de sofá?
Se você está considerando realizar a limpeza do seu sofá de modo caseiro, sem a ajuda de profissionais, fuja das fórmulas mágicas que constantemente aparecem como dicas na internet.
Os motivos? Um exemplo: o bicarbonato de sódio e o vinagre costumam ser alguns dos ingredientes mais citados para fórmulas caseiras, no entanto, pela acidez que possuem, eles podem acelerar os processos de corrosão do tecido, causando danos permanentes ao sofá. O cheiro característico do vinagre é outro problema. Para se livrar dele, as pessoas optam por expor o sofá ao sol por muitas horas, o que também é prejudicial.
Assim, a verdade é que não vale a pena insistir em uma limpeza caseira, tanto pelos riscos que ela pode oferecer para a conservação do seu sofá quanto pelo fato de que ela não consegue remover totalmente as sujidades e os micro-organismos, ao contrário do que acontece na limpeza a seco, feita por profissionais.
Agora que você já conhece as vantagens da limpeza a seco, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e peça um orçamento. Nós, da Wr Clean, somos referência em limpeza de sofás de tecido (e de outros materiais) no Rio de Janeiro.
Lembramos que contamos com atendimento a domicílio e que faturamos para empresas! Fale com a gente pelo WhatsApp (21 9701-08171)!