ácaro

Saiba o que são ácaros e como se livrar dessa praga invisível capaz de causar doenças alérgicas graves.

Apesar de ser invisível a olho nu, ácaros vivem dentro de tapetes, sofás e colchões e proliferam muito nas épocas mais frias do ano.

Os ácaros, são encontrados em poeira, cobertas, estofados, bichos de pelúcia, cortinas e principalmente em nossa cama, onde se alimentam da descamação natural da nossa pele.

Por isso é fundamental efetuar a Lavagem por Extração de Colchões e Estofados em Geral, pelo menos uma vez ao ano.

O Outono e o inverno são as estações do ano com maior registro de crises alérgicas no Brasil. Isso ocorre porque como as residências ficam muito tempo com janelas e porta fechadas nesses períodos, os ácaros encontram alimentação farta e a umidade necessária, que são ideais para sua proliferação.

Nas fezes dos ácaros existem agentes alergênicos que geram doenças como: conjuntivite, dermatites, asma, rinite e bronquite. As pessoas que sofrem de bronquite e rinite devem estar atentas ao retirar roupas guardadas há muito tempo no armário, pois elas podem reter pó, ácaros e mofo que são desencadeadores de alergias.

 

Ácaros e as Alergias

foto microscópia do ácaroAgora que já entendemos um pouco mais sobre ácaros precisamos entender e definir o que vem a ser um processo alérgico (alergia).

A alergia se manifesta quando o sistema imunológico de uma pessoa reage a substâncias no ambiente que podem ser inofensivas para outras pessoas, mas devido a fatores genéticos para pessoas alérgicas, essas reações causam problemas nas vias respiratórias, inflamações, urticárias, vermelhidão nos olhos e em casos mais graves podem levar a morte.

Essas substâncias causadores de alergia são conhecidas como agentes alergênicos e são encontrados em ácaros, pólen, animais, insetos, fungos, alimentos e alguns medicamentos.

As alergias causadas por ácaros e poeira são muito comuns, principalmente em locais secos e frios, afetando cerca de 1/3 das pessoas, ou seja, a cada três indivíduos ao menos um terá alergia em algum momento de sua vida.

A alergia é um dos principais fatores associados a asma, bronquites, rinites e sinusites.

 

Prevenção das Alergias com 6 dicas básicas:

  1. Abra as janelas e portas, pelo menos na parte da manhã, para que os ambientes fiquem arejados;
  2. Lave cobertores que ficaram guardados por muito tempo antes de usá-los;
  3. Aspire muito bem a sua residência, principalmente sofás, estofados, colchões e interior dos veículos;
  4. Sempre que possível deixe o colchão e roupas de cama expostas ao sol por algumas horas;
  5. Ferva calças e blusas que estejam muito tempo sem uso;
  6. Contrate um serviço de Lavagem de Colchão que faça lavagem a seco e higienização profunda com produtos Acaricidas.

 

Curiosidades sobre Ácaros

Paratarsotomus macropalpis

Na Califórnia (EUA) engenheiros estão estudando a biomecânica de um ácaro que pode ajudar a desenvolver robôs muito mais rápidos. Esse ácaro chama-se Paratarsotomus macropalpis e consegue correr 30 centímetros por segundo, ou seja, 322 vezes seu comprimento corporal sendo agora considerado o animal mais rápido do mundo.

Os ácaros sempre existiram, mas a falta de exposição do homem em ambientes naturais ajudam a aumentar a incidência de asma e de outras alergias, principalmente para quem vive em metrópoles, longe da natureza.

Apesar de todos os malefícios causados pelos ácaros, estudos recentes já comprovaram que eles podem ser úteis em plantações de tomate por combaterem uma praga comum em tomateiros. Esse estudo foi realizado pela FAPESP.

 

Solução para acabar com os Ácaros

Fim do Ácaro

 

Além de manter limpeza constante nos ambientes e veículos, existem serviços específicos que conseguem remover ácaros, fungos e bactérias desses locais.

Entre os mais conhecidos podemos citar 2

  1. Lavagem a Seco – conhecida tecnicamente como lavagem por extração.
  2. Oxi-Sanitização – Esterilização de veículos e ambientes pequenos com ozônio.

Esses dois processos, quando realizados por uma empresa de limpeza profissional com técnicos qualificados, garantem uma limpeza profunda e eficaz principalmente quando são combinados. O ideal é que sejam feitos os 2 processos pelo menos 1 vez por ano.

Procure, em sua cidade, empresas que ofereçam esses 2 serviços e certamente você terá mais saúde e bem-estar.