Para uma boa saúde física e mental, precisamos viver em um ambiente capaz de nos proporcionar abrigo, segurança, mantimentos, sociabilidade e principalmente vitalidade, transformada em força e vigor, tanto para o relaxamento espiritual como para sua resistência e energia corpórea.
Muitos são os problemas respiratórios causados por inalação invisível e imperceptível de fungos, ácaros, mofo e bactérias, capazes de transmitir de leves alergias a graves doenças físicas, como por exemplo a “síndrome da resposta inflamatória sistêmica”, doença crônica causada pelo mofo com forte poder de propagação para o fígado e os rins.
Nosso sistema respiratório é composto por cavidades e tecidos extremamente sensíveis e suscetíveis a todos os tipos de impactos e estímulos externos, sendo de extrema importância cautela, análise e eliminação de qualquer fator possível de enfermidade, focando na promoção e prevenção de sua qualidade de vida.
Onde e como identificar possíveis patógenos respiratórios:
Microorganismos estão dispostos em todo o ambiente, no ar onde respiramos, no tapete que pisamos, cadeiras, colchões, sofás e todos os objetos à disposição passíveis de contaminação com germes e micróbios. Sua proliferação é quase que imediata, podendo surgir em questão de horas e transformar o meio de vivência em um ambiente com ar contaminado, além da péssima aparência que seus resíduos e colônias deixam no local.
Você sabe identificar um mofo em sua cadeira da sala estar? E ácaros no colchão onde sua família passa 8h por dia sobre ele?
Suas características são peculiares: o mofo tende a se multiplicar em ambientes úmidos e sem o calor do sol, possui formato redondo e assimétrico, aparece nas cores branca, verde, cinza ou vermelha. Os ácaros são microrganismos, alguns milimétricos, invertebrados capazes de evoluírem tanto na superfície de objetos e tecidos, como no rosto das pessoas transformando-se em espinhas. Sua coloração pode ser vermelha, alaranjada, preta, verde ou todas juntas.
Como evitar as principais doenças respiratórias causadas por fungos:
Rinite, asma, sinusite, perda de peso, dor de cabeça e até queda de cabelo, são doenças consequentes de contato direto com fungos presente no ambiente. O principal desafio é saber qual a maneira certa de elimina-los de vez e evitar sua volta em curto espaço de tempo.
De acordo com Evelin Azevedo, matéria extraída do jornal Extra: “A rinite é uma inflamação da mucosa nasal. De 20% a 30% da população brasileira têm a doença do tipo alérgica, segundo estimativas publicadas pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).
— Ela é geralmente causada por alérgenos inalatórios como ácaros da poeira doméstica, mofo, pólen e pelos de animais domésticos.”
Lavagem a seco, higienização, aspiração e extração são alguns do métodos utilizados pela Wr Clean com a função de descontaminar e limpar toda a área tátil do móvel, equipamento ou utensílios (tapete e carpete). Com rápido procedimento e eficácia total na limpeza, todos os setores e peças limpas estão apropriadas para a utilização e sem riscos constantes de contaminação ou adquirirão de futuras doenças ou alergias causadas por fungos, bactérias, mofo e poeira em geral.
Principais precauções a serem tomadas com microrganismos causadores de alergias e doenças respiratórias:
– Evitar armazenar materiais, pertences e objetos domésticos próximos a lugares úmidos e escuros sem a iluminação solar.
– Lavar roupas guardadas a muito tempo antes do próximo uso, evitando assim irritações nos olhos e no nariz.
– Higienizar com água sanitária ambientes fechados e sem utilização por muito tempo.
– Manter os aposentos bem arejados, com janelas e portas abertas para maior ventilação e entrada de luz solar.
– Livrar-se de todo material inutilizável, evitando acumulo de sujeira, pó, pelos ou baratas, animais também causadores de alergias respiratória.
– Não utilizar espanador ao limpar a casa, pois o mesmo não retira a sujeira, apenas a levanta, espalhando-a pelo resto dos moveis da casa.
Resultados e impactos positivos à saúde com a prevenção e limpeza de estofados:
– Aumento da taxa de sucesso no controle e diminuição de alergias: A rinite alérgica é causada por uma reação exagerada do organismo ao tentar proteger e eliminar patógenos presentes no interior da cavidade nasal. Com o controle de ácaros e poeiras, esse comportamento é rapidamente reduzido melhorando assim sua respiração e qualidade de vida.
– Controle parcial da asma alérgica: Tem como característica a inflamação e a obstrução das vias aéreas. Reduzindo poeira, penas, pelos de animais, entre outros fatores, é possível uma melhor controle da asma alérgica.
– Maior longevidade e qualidade de vida: Crianças e idosos são os principais grupos de risco da maioria das doenças e com problemas respiratórios não seria diferente. Ter uma boa higienização e realizar limpeza constante no ambiente em que vive é essencial para manter uma condição e estilo de vida saudável.
Quer saber mais sobre todas as especialidades e ramificações de lavagem a seco, limpeza de veículos e escritório? Acompanhe nosso Blog Wr Clean, melhor loja de limpeza e lavagem do Rio de Janeiro.