Passamos 2/3 de nossa vida dormindo e fazemos isso principalmente em nossos colchões. Mas você sabia que o colchão pode ser refúgio de milhões de ácaros?
Esses seres vivos têm a capacidade de reprodução acelerada e se alimentam de poeira, restos de alimentos e até escamas de pele que soltam de nós quando deitamos.
Os ácaros são imperceptíveis a olho nu e produzem excrementos que quando decompostos, lançam no ar toxinas que causam ou pioram problemas respiratórios como rinites, sinusites, alergias, asma bronquite e também irritação na pele e até conjuntivite.
Especialistas recomendam que o colchão seja higienizado a cada seis meses, além disso, há a opção de impermeabilizar o colchão, o que impede que esses ácaros se acumulem nas profundidades do mesmo.
A poeira e líquidos que possam ser derramados como até mesmo a urina, não são absorvidos pelo colchão que conta com uma barreira de proteção que limita as sujidades à sua superfície e assim pode ser higienizado com mais facilidade.
O que é e como funciona a impermeabilização de colchão
Logo após a limpeza e higienização do colchão, pode-se aplicar a impermeabilização que é feita através de um produto especial atóxico pulverizado uniformemente sobre toda a extensão do colchão formando uma película incolor que reveste as fibras do tecido, vedando as aberturas, protegendo contra o acúmulo de ácaros e derramamento de líquidos.
Impermeabilizar um colchão leva um curto tempo, demorando em torno de uma hora após a aplicação do impermeabilizante, para secar.
Logo após a secagem o colchão pode ser usado normalmente, sem riscos á saúde.
Desta maneira, o colchão tem sua vida útil estendida, bem como mantém por mais tempo suas características originais.
O preço da impermeabilização de colchão varia conforme o tamanho: solteiro, casal, queen size e king size.