As vezes as pessoas dão por perdido um sofá somente porque o mesmo apresenta manchas que não são facilmente removidas pelos métodos caseiros.
Muitas pessoas até cobrem com mantas o sofá a fim de esconder a parte manchada que causa incômodo e até vergonha quando chegam visitas.
Você sente que a primeira coisa que elas reparam é o estado do sofá que você ofereceu como assento e cada vez mais reforça o sentimento de comprar um novo sofá.
Você pensa: “se está ruim pelo que posso ver, imagina o quão ruim está no que não posso ver” – referindo-se às bactérias e demais microrganismos que se acumulam, causando também mau odor e até doenças respiratórias, principalmente nas crianças e adultos mais sensíveis.
Quando a visita chega e senta num sofá assim, você percebe que ela não está confortável e senta se usar o encosto das costas, como se procurasse ter menos contato possível com o estofado.
Realmente, um estofado sujo, cheio de bactérias com mau odor é um pesadelo para todos que convivem neste ambiente.
Mas muitos estofados dados como acabados e tendo o descarte como destino certo, puderam voltar novamente à sua aparência original, ou seja, tiveram seus tecidos renovados por meio da limpeza de sofá profissional e voltaram a ser uma mobília limpa e higienizada, sem oferecer riscos à saúde.
O sofá volta a ser o segundo móvel mais amado da casa, perdendo apenas para a cama e deitar nele após um dia de trabalho se torna novamente muito prazeroso.
Índice
Como limpar sofá e deixar como novo
Ter alguns cuidados são fatores essenciais, bem como a limpeza periodicamente realizada por você ou profissionais especializados. Se você decidir limpar seus estofados por conta própria, saiba que isso é possível.
Claro que limpar de forma caseira sempre vai ser mais limitado e trabalhoso e pode não alcançar a profundidade de uma limpeza profissional que usa produtos e equipamentos específicos e potentes exclusivamente para este fim.
Então, veja algumas dicas para limpar seu sofá e mantê-lo limpo:
Evite comer ou beber no sofá
Se você tem o costume de comer e beber no sofá, saiba que as chances de acumular sujeira são muito maiores, principalmente se o estofado não possui uma camada protetora aplicada por meio da impermeabilização, pois o tecido tende a absorver líquidos e acumular poeira e farelos que vão se impregnando e causando mau cheiro, além de atrair insetos diversos.
Caso isso não seja possível, limpe imediatamente assim que houver derramamento de qualquer tipo de substância, como café, molho de tomate e suco de uva, por exemplo.
Utilize um pano umedecido e esfregue no estofado até desaparecer ou minimizar a mancha.
Caso seja necessário fazer uma limpeza mais contundente, chame uma empresa especializada.
Poeira e pó: inimigos do sofá
Esses dois são elementos praticamente invisíveis, mas estão lá e são prato cheio para alergias e outros problemas respiratórios, pois sem uma limpeza periódica, o queridinho da sala vai aglutinando poeira e pó, impregnando todo o estofado.
Porém você pode usar um aspirador de pó para remover, por isso, incluir esta tarefa na rotina de limpeza é super importante!
Conforme o tipo de tecido, uma limpeza mais adequada
Independentemente do tecido, o que torna a limpeza do sofá mais ou menos dificultosa é o tipo de mancha ou sujeira que está presente. Existem sujidades que podem ser mais difíceis de serem removidas, especialmente aquelas que são absorvidas e acabam tingindo o tecido. Muitas vezes se fará necessária uma lavagem profunda com a utilização de equipamentos e produtos específicos para este fim.
Se você quer limpar seu estofado por conta própria, lembre sempre de verificar a etiqueta que o acompanha, pois nela são indicados os produtos e métodos que podem ser utilizados e evitados.
Ao utilizar produtos ou métodos que não sejam indicados, você pode danificar o tecido, reduzindo o tempo de vida do sofá e deixando-o com um aspecto de desgastado e puído.
Tecido, linho e veludo: Utilize um pano limpo umedecido em uma mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Passe no sofá e naturalmente deixe secar.
Couro ou courino: Limpe com um pano umedecido com uma solução de água e detergente neutro. A fim de conservá-lo, passe silicone líquido com uma flanela e repita o processo a cada dois ou três meses conforme o uso.
Evite usar qualquer produto sem saber antes se é adequado, pois há o risco de causar manchas. Dessa forma, você pode recorrer aos serviços de uma empresa especializada e experiente como nós.
Camurça: Utilizando um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.
Suede, chenille ou jacquard: Para esse tipo, pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias. Este processo basta para uma limpeza diária.