Não são poucas as pessoas que sofrem com a presença desses parasitas. Na verdade, eles estão mais presentes na nossa vida do que se imagina e podem ser responsáveis por diversos males, como rinite, bronquite, asma, dermatite e diversos outros problemas alérgicos.
Se você chegou até aqui buscando por “ácaros no colchão – como se livrar” e outras variações de procura, significa que no momento está passando por problemas alérgicos ou quer evitar tais problemas no futuro.
A palavra “ácaro” tem origem na língua grega e quer dizer “pequeno”. Estes parasitas recebem este nome devido à impossibilidade de vê-los a olho nu.
O comprimento de um ácaro é inferior a um milímetro. Isso implica que sua presença não pode ser percebida. Isso significa que eles podem estar presentes nos seguintes locais:
- Na pele;
- Sofá;
- Colchão;
- Lençol;
- Fronhas;
- Travesseiros;
- Almofadas;
- Poltronas.
Os ácaros têm como alimento as células mortas e, por isso, estão tão presentes em nossas vidas e aos milhões, literalmente.
Porém, os ácaros excretam fezes que são capazes de desencadear crises alérgicas nas pessoas mais suscetíveis, como portadores de rinite, asmáticos, pessoas com dermatite ou pessoas com problemas respiratórios.
E não apenas as fezes, mas também os ácaros mortos que são aspirados por nossa respiração, desencadeando os males que já citamos acima.
Crianças também costumam passar maus bocados com a presença dos ácaros, pois as afeta igualmente.
Crianças com frequentes problemas de crises de asma, nariz escorrendo, etc podem estar sofrendo com a presença desses parasitas invisíveis.
Remover ácaros do colchão: uma necessidade
Mas não há necessidade para pânico. A apesar da presença de ácaros no colchão ser uma certeza, há meios de manter a presença desses parasitas no menor nível possível.
De agora em diante você terá dicas de higienização e limpeza de colchão, que também é conhecida como lavagem de colchão a seco ou semisseco.
A higienização de colchão é capaz de remover 99% da presença de ácaros em toda a sua extensão. Isto porque utiliza produtos específicos para o colchão capazes de penetrar em profundidade.
Após o produto ser aplicado em todo o colchão (frente, costas, e lados), aguarda-se por alguns minutos para o produto agir.
Em seguida é feita uma escovação com escova de cerdas especiais capazes de aglutinar na superfície todas as sujidades, ácaros e outras bactérias.
Em seguida, é feita a aspiração com uma máquina extratora de alta potência que suga o produto e todo possível excesso de líquido, bem como toda a matéria orgânica viva ou morta.
Em seguida, é feita uma análise do colchão para ver se ainda restam pontos com sujidades ou manchas e pode ser feita uma nova aplicação, repetindo todo o procedimento.
Após a limpeza e higienização do colchão é preciso esperar por 40 minutos a 1 hora para secagem total e seu uso normal.
De quanto em quanto tempo higienizar o colchão?
No colchão passamos 1/3 da vida, pois dormimos em média 8h por noite. Há quem passe até mais tempo na cama e é exatamente por todo esse tempo que passamos dormindo no colchão que necessitamos de uma limpeza geral a cada três ou quatro meses.
Obviamente, seguir algumas medidas importantes como a troca semanal de lençóis, fronhas e lavagem do edredom são importantes para controlar o excesso de ácaros.
Os travesseiros também possuem alta presença de ácaros e também devem passar por uma higienização ou mesmo a troca dos mesmos de tempos em tempos.