estofados para sala pequenaA escolha de  estofados para sala (inclusive tapetes e carpetes) não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de ambientes pequenos, apartamentos conjugados e lofts.

De maneira geral, pessoas que optaram por morar em ambientes pequenos dificilmente conseguem tempo para limpeza e manutenção de sofás, camas, carpetes e tapetes.

Esse artigo tem como objetivo dar dicas para que você escolha e organize sua decoração na sala com o objetivo de ter a melhor facilidade na hora da manutenção dos seus móveis e peças decorativas de tecido.

 

Tipos de Estofados para Sala

Sofá

Procure adquirir sofás de couro que não juntam tanta poeira e são mais resistentes a manchas.

Se você optar por um sofá de tecido, não há problema desde que assim que for adquirido você faça a impermeabilização o que impedirá também a proliferação de ácaros.

Em ambos os casos você precisa ter cuidado com a  exposição intensa ao sol. Ela  pode danificar o couro ou mesmo o tecido de forma irreparável.

Para evitar isso recomendamos a hidratação do couro pelo menos uma vez ao ano para manter a beleza da peça.

Conheça mais detalhes do nosso serviço de lavagem de sofá e estofados.

 

Colchão

cama na sala de estar

Em apartamentos conjugados a solução é ter um sofá cama ou colchão embutido na parede (reversível). Nesse caso é importante planejar sua posição e estar atendo com a limpeza já que ele ficará fechado grande parte do tempo sendo assim um ambiente propício a ácaros e bactérias.

A lavagem do colchão é fundamental para evitar problemas alérgicos e dermatites. A grande maioria das forrações de colchões é de tecido e precisa de manutenção periódica, mas você pode utilizar um protetor de colchão e assim evitará,  por mais tempo, que o suor manche o tecido.

Não esqueça de manter janelas abertas e o colchão suspenso (se for possível) para arejar e obter a incidência benéfica do sol.

 

Tapetes

Apesar de tapetes e carpetes não serem necessariamente estofados para sala, eles são peças que combinam perfeitamente com sofás e poltronas.

Na escolha do tapete dê preferência aos de pelo curto e de fibra sintética pois juntam menos poeira, facilitando a manutenção e higienização.

Vale lembrar que fazer uma rotação quinzenal ajuda a ter um desgaste por igual da peça.

A aspiração deve ser feita semanalmente, tanto da face inferior quanto da face superior. Ela diminui a poeira e,  por conseguinte, a incidência de problemas alérgicos.

Semestralmente ou anualmente você poderá avaliar se há a necessidade de efetuar a limpeza profissional do seu tapete.

 

Carpetes

Para quem gosta de praticidade e quer evitar muito trabalho, já existe carpetes montáveis, que você retira a parte suja ou desgastada, lavar ou trocar por outra peça. A desvantagem porém é que esse material com o tempo acaba mostrando as conexões e será necessário trocar todas as peças.

Se seu carpete é inteiro (o mais comum) valem as mesmas dicas de aspiração do tapete, no entanto para garantir a saúde no ambiente recomendamos a limpeza semestral tendo em vista que nem sempre é possível ter uma incidência de sol em todas as parte do carpete, diferente do que ocorre com o tapete que pode ser removido e exposto ao sol com certa facilidade.

 

Cadeiras

Se você optar por cadeiras forradas em tecido, faça a impermeabilização o que impedirá manchas causadas por líquidos e a absorção de poeira.

As cadeiras em couro costumam ter menos problemas e podem ser limpas com um prazo maior. A dica é tentar agendar os serviços de limpeza de cadeiras juntos com os demais móveis pois assim você certamente terá um valor reduzido em cada peça.

 

Dicas finais

Estofadores experiente podem criar móveis personalizados reduzindo sua largura e fazendo-os caber em seu ambiente.
Se você não quer investir muito pode optar por comprar em lojas de departamento que possuem uma gama de sofá e estofados onde certamente um deles vai servir para seu espaço.
Veja algumas opções de estofados a venda no site: Magazine Luiza
Esperamos que com essas dicas possamos ter ajudado a você na hora de planejar a compra ou mesmo a posição dos seus móveis em sua sala.