Piso Carpete LimpoAntigamente,  por volta dos anos 90, a escolha do piso carpete era limitada a cores básicas, como marrom e bege, pois entendia-se que o carpete era apenas um pano de fundo para o ambiente e não deveria ter destaque.

Já no Século XXI, com uma variedade imensa de cores e texturas disponíveis no mercado,  o carpete tem sido  usado como foco principal de um projeto de decoração para diversos ambientes.

Isso não quer dizer que escolher um carpete de cor neutra não possa ocorrer. Isso inclusive pode ser fundamental em um ambiente clássico como em alguns escritórios tradicionais, mas pode não ser tão agradável em um hotel moderno.

 

Itens de Escolha do Piso Carpete

A escolha do carpete é uma decisão que vai depender de diversos fatores. Por se tratar de um item de decoração, costumamos usar a emoção e a beleza para efetuar a compra.

Como nem sempre a emoção é a melhor companheira, trouxemos aqui alguns itens racionais para validar a melhor escolha. São eles:

  • Tipos de Piso CarpeteCORES: cores mescladas em um fundo neutro causam impacto e, de acordo com o desenho que formam, podem dar uma certa ilusão de dimensão. Além disso são ideais para mascarar manchas eventuais que venham ocorrer ao longo do tempo.
  • UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE: Esta é uma decisão importante, pois um ambiente que é muito utilizado pode não ser o melhor lugar para instalar carpete branco ou muito claro.
  • TAMANHO DO AMBIENTE:   O piso carpete será usado em um ambiente pequeno (como uma saleta) ou em uma área grande (como uma sala de convenções).
  • INCIDÊNCIA DE LUZ: Alguns materiais de carpete já possuem proteção contra raios solares (UV-A e UV-B) e isso passa a ser importante quando o local de instalação recebe luz natural abundante.
  • TIPO DE LAVAGEM:  O método de lavagem de carpete mais adequado para quase todos os casos é a lavagem por extração. Porém “carpete de madeira” precisa de uma limpeza diferenciada.
  • tipos de carpeteTIPO DE FIBRA: Alguns tipos de carpete soltam fiapos ao longo do tempo. Isso não é um defeito e sim uma característica de alguns modelos. Mas caso você tenha crianças pequenas isso pode ser um problema e deve ser avaliado.
  • TIPO DO IMÓVEL:  Outro item que você deve considerar é se você pretende colocar o carpete em um imóvel que você deseja morar por muitos anos ou se é um imóvel que certamente você pensa em vender. Pense que um possível comprador pode não gostar de cores fortes e nesse caso isso desvalorizaria seu patrimônio.

A escolha final é sua, mas nosso objetivo é lhe trazer esses pontos importantes de reflexão para você escolher o melhor carpete  com total consciência e embasamento. Avaliando esses itens acima temos certeza que você vai ficar muito feliz após tomar sua decisão final.