Espirro Alergia no InvernoSaiba nesse artigo quais são as principais causas de alergia no inverno e outono, e também,  o que você pode fazer para se prevenir para ter mais conforto e saúde nessa época do ano.

Apesar do clima frio ter inúmeras vantagens e proporcionar um maior conforto na hora do repouso,é nessa época que surgem a maior incidência dos problemas alérgicos e respiratórios no Brasil.

Umidade, falta de ventilação e objetos que acumulam poeira e que ficam guardados durante todo o ano podem gerar desconforto das vias respiratórias,causando problemas sérios como rinite, asma e alergias na pele.

O principal vilão desta história é o ácaro. Segundo especialistas podem ser encontrados inúmeros ácaros dentro de um grama de poeira. Um dos ambientes preferidos por esses seres microscópicos são os colchões, pois eles se alimentam da descamação natural de nossa pele.

Por isso é tão importante fazer a lavagem de estofados, tapetes e carpetes regularmente, para evitar alergia no inverno.

 

Os ácaros e a alergia no Inverno

acaros e alergiaA fim de diminuir a incidência de ácaros e por conseguinte de problemas alérgicos,segue abaixo uma relação de práticas que podemos observar:

  • manter a residência arejada,pelo menos duas horas por dia;
  • girar o colchão semanalmente e virá-lo uma vez por, mês,se possível,aspirando e expondo-o ao sol;
  • antes de usar roupas que ficaram guardadas por muito tempo,lavar com água quente ou enviá-las para a lavanderia;
  • fazer, pelo menos, a cada 12 meses limpeza de sofá, lavagem de estofados, tapetes e carpetes.

 

Outra coisa muito comum é o fato de que, nessa época do ano o clima está mais seco proporcionado ambiente ideal para infecções nas vias respiratórias e na garganta.

Por isso é fundamental a ingestão de líquidos e lavar os nariz com soro a fim de mantê-los umedecidos. A noite mantenha uma balde de água no quarto.

Seguindo essas regras não temos dúvidas que você, querido leitor,  aproveitará bem melhor o outono e inverno.

Para saber mais sobre alergia consulte a Biblioteca do Ministério da Saúde